Conexão MT

As Notícias se Encontram Aqui!

Seis doenças (algumas potencialmente fatais) causadas pela obesidade

Seis doenças (algumas potencialmente fatais) causadas pela obesidade
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real CLICA AQUI

Se o seu Índice de Massa Corporal está acima dos 25/30, não ignore. Já não é só de estética que se trata, mas dos vários riscos, alguns dos quais potencialmente letais, que a obesidade comporta para a sua saúde.


Saiba quais as doenças que, segundo o um artigo assinado pelo médico Ângelo Ferreira, estão associadas à obesidade:

1- Hipertensão

Perder peso permite reduzir os níveis de açúcar e das gorduras no sangue — como os triglicerídeos, o colesterol total e o colesterol mau — além de aumentar o colesterol bom, que melhora a circulação.

2- Diabetes

Além da genética, a obesidade é a principal causa da diabetes tipo 2, o tipo mais frequente e que começa a surgir em idades cada vez mais precoces. 

3- Asma

Embora as causas da asma não sejam totalmente conhecidas, “sabe-se que a reação inflamatória provocada pela leptina, uma substância produzida pelo tecido adiposo, tal como elevados níveis de colesterol, aumentam o risco de asma nas crianças”. Ângelo Ferreira acrescenta ainda que as pessoas obesas desenvolvem “com frequência” síndromes respiratórias e têm mais dificuldade em controlar os sintomas da doença.

4- ‘Fígado gordo’

Uma das complicações associadas à obesidade é a esteatose, também conhecida por ‘doença hepática gordurosa não-alcoólica’ quando surge sem resultar de um exagerado consumo de álcool. “Não existe medicação para a esteatose e, em cerca de 20% dos casos, o problema evoluiu para cirrose hepática”, alerta o médico.

5-  Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono

A obesidade quase duplica o risco de apneia, ou seja, a excessiva sonolência diurna. A apneia do sono acontece porque as vias respiratórias superiores sofrem colapsos intermitentes durante a noite, superiores a 10 segundos, que provocam mini despertares e desequilibram os níveis de oxigénio no sangue.

6- Câncer

“O excesso de peso e a obesidade são responsáveis por meio milhão de novos casos de câncer por ano – 3,6% da totalidade”, segundo contas feitas em 2014 pelo Centro Internacional de Investigação sobre o Câncer, uma agência da Organização Mundial da Saúde, que analisou dados de incidência e mortalidade da doença em 184 países. O especialista escreve ainda que, de acordo com o American Institute for Cancer Resarch, a obesidade é um importante fator de risco, sobretudo nos cancros do endométrio, esófago e pâncreas.

Comentários