Conexão MT

Notícias de Mato Grosso e do Mundo

Brasil entra no programa Global Entry, que dá mais agilidade no ingresso aos EUA

Brasil entra no programa Global Entry, que dá mais agilidade no ingresso aos EUA
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real CLICA AQUI

Embora a exigência de visto não mude, os brasileiros passarão a ter a opção de ingressar nos Estados Unidos com mais agilidade. O governo anunciou nesta segunda-feira que o Brasil entrou no programa “Global Entry” (GE) – entrada global, em inglês – que dá mais rapidez no controle de passaporte na chegada aos aeroportos dos EUA.

Normalmente utilizado por viajantes frequentes aos Estados Unidos, o programa já está em vigor para outros 11 países. O Brasil será o terceiro país da América do Sul a participar do programa, já disponível para viajantes argentinos e colombianos. A lista ainda inclui Índia, Reino Unido, Alemanha, Panamá, Cingapura, Coreia do Sul, Suíça, Taiwan e México.

Por meio do GE, os brasileiros também poderão escapar das longas filas de imigração nos Estados Unidos e fazer o controle de passaporte diretamente em quiosques automáticos – semelhantes aos instalados pela Polícia Federal nos principais aeroportos internacionais do Brasil.

Para participar, é preciso se cadastrar junto à Autoridade de Aduanas e Proteção de Fronteiras (CBP, na sigla em inglês), órgão norte-americano responsável pelo controle de entrada de estrangeiros naquele país. Além do pagamento de uma taxa de US$ 100, será preciso passar pelo crivo das autoridades americanas.

De acordo com nota conjunta divulgada pelo governo, a implementação do GE para cidadãos brasileiros foi coordenada pela Casa Civil e contou com o envolvimento dos Ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e Segurança Pública e da Economia, assim como da Receita Federal e da Polícia Federal.

O pedido pode ser realizado no site da CBP, em inglês: (https://www.cbp.gov/travel/trusted-traveler-programs/global-entry/how-apply).

Comentários