Conexão MT

As Notícias se Encontram Aqui!

Exame/Ideia: Leite supera Pacheco como eventual nome do PSD na eleição

Exame/Ideia: Leite supera Pacheco como eventual nome do PSD na eleição
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real CLICA AQUI

Pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta quinta-feira, 24, mostra que o governador Eduardo Leite (RS) dá fôlego ao PSD quando assume o lugar de Rodrigo Pacheco na corrida presidencial pelo partido, mas ainda fica abaixo de João Doria, seu colega no PSDB. O levantamento é o primeiro a testar o nome do gaúcho como o novo presidenciável do PSD.


Doria aparece com 2% das intenções de voto no cenário que considera Pacheco como o candidato do partido presidido por Gilberto Kassab; o senador tem 0,8%. Feita a substituição por Leite, o gaúcho figura com 2%, enquanto Doria sobe para 3%. Na prática, ambos estão empatados na margem de erro, que é de 3 pontos para mais ou para menos.

Leite foi derrotado por Doria nas prévias do PSDB, que ocorreram em novembro. Entretanto, uma ala do partido teme que a pré-candidatura do tucano paulista não decole, dado seu fraco desempenho nas pesquisas e alta rejeição, e busca uma possível composição com outro candidato de terceira via, sem o PSDB na cabeça de chapa. Já o gaúcho passou a ser cortejado pelo PSD após os sinais de que Pacheco poderia recuar da ideia de entrar na disputa.

A liderança da corrida presidencial segue sendo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem 42% das intenções de voto segundo a pesquisa. O presidente Jair Bolsonaro (PL) se mantém em segundo lugar, com 27% de preferência. Sérgio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) aparecem com 10% e 8%, respectivamente.

A pesquisa Exame/Ideia ouviu 1.500 eleitores por telefone entre os dias 18 e 22 de fevereiro. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05955/2022.

Comentários