Conexão MT

As Notícias se Encontram Aqui!

Grêmio faz ocorrência, e TJD-RS abre inquérito após denúncia de racismo

Grêmio faz ocorrência, e TJD-RS abre inquérito após denúncia de racismo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real CLICA AQUI

PORTO ALEGRE, RS (UOL/FOLHAPRESS) – A Procuradoria do TJD-RS (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul) abriu, nesta segunda-feira (31), inquérito para apurar a denúncia de racismo feita por Adriel, goleiro reserva do Grêmio, após jogo contra o Brasil de Pelotas no sábado (29), na casa do rival.


O jogador expôs ofensas racistas feitas por torcedores do time de Pelotas ao longo da partida. O Grêmio, por outro lado, registrou Boletim de Ocorrência na Polícia Civil e apresentou Notícia de Infração ao tribunal.

Adriel usou as redes sociais para expor ofensas racistas ao longo da partida válida pela segunda rodada do Campeonato Gaúcho. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem imitando macaco em direção aos jogadores do Grêmio.

A súmula do jogo, assinada pelo árbitro Rafael Rodrigo Klein, não faz nenhuma referência ao caso. Com isto, o inquérito foi instaurado para buscar relatos e montar denúncia contra o Brasil de Pelotas, mandante da partida.

“A Procuradoria pediu abertura de inquérito para aprofundar o caso”, disse Alberto Franco, procurador-geral do TJD-RS.

No Grêmio, Adriel foi ouvido pelos dirigentes e o departamento jurídico realizou registro de ocorrência na Polícia Civil. Além do boletim policial, o clube apresentou Notícia de Infração no TJD-RS. A peça tem o relato de Adriel, referência à testemunhas e também vídeo anexado com gesto de um torcedor.

“A gente recebeu com absoluta repulsa o relato do Adriel. Ele narrou que foram pelo menos dois torcedores. Um teria imitado um macaco em direção a ele e outro proferiu a seguinte frase: ‘Ei, negão! Vira servente de pedreiro’. O clube não pode deixar a coisa transcorrer sem se colocar ao lado do atleta e em um caso tão sensível”, afirmou Henrique Soares, advogado do Grêmio.

A Notícia de Infração é o mecanismo previsto no CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) pelo qual clubes, dirigentes, treinadores e demais envolvidos podem notificar a procuradoria. O órgão é obrigado a responder o informe, acolhendo ou não o pedido de denúncia. Brasil de Pelotas e Grêmio empataram por 1 a 1.

Comentários