Conexão MT

As Notícias se Encontram Aqui!

PF apura fraudes em procedimentos licitatórios de compra de itens alimentícios em SP

34.jpg
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real CLICA AQUI

Marília/SP – A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (7/2) a Operação Deméter – Fase 2, com a finalidade de aprofundar investigação que apura fraudes em procedimentos licitatórios, corrupção de servidores públicos e superfaturamento de preços, relativos a Pregões Presenciais para aquisição de frutas, verduras e outros produtos, realizados pelo Município de Marília/SP.

Nesta segunda fase, policiais federais deram cumprimento a 3 Mandados de Busca e Apreensão, nos municípios paulistas de Marília/SP (2 mandados) e Registro/SP (1 mandado).    

A primeira fase da operação foi deflagrada em 28/5/2021, quando foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, em diferentes Municípios. Esta fase teve início a partir de denúncia de inclusão indevida de cláusula abusiva, no transcurso de Pregão Presencial, a qual, em tese, restringiu a participação de interessados na licitação, mediante a exigência de visita técnica obrigatória aos locais de entrega dos produtos, o que seria vedado por se tratar de concorrência de baixa complexidade.

Segundo o apurado no inquérito policial, a inclusão de referida cláusula, ao restringir a competição, pode ter gerado o superfaturamento dos preços dos itens licitados, além de possível pagamento de valores a servidores públicos municipais no transcurso do contrato firmado.

Os investigados poderão responder, no limite de suas responsabilidades, pelos crimes previstos nos artigos 90 e 96, I e V da Lei nº. 8.666/90 e artigos 317 e 333 do Código Penal, sem prejuízo de outras tipificações constatadas no transcurso da investigação.

 

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Marília/SP

Contato: (14) 3303-3000

 

***O nome da operação foi inspirado na mitologia grega, pois DEMÉTER é considerada a deusa da agricultura, possuindo autoridade divina e controle absoluto sobre as plantas e a colheita.

Comentários