Conexão MT

As Notícias se Encontram Aqui!

Secretaria de Turismo debate cronograma de projeto com Sebrae para o ordenamento turístico do Coxipó do Ouro

c8d12c9e33832ea05b4f867ff92ae70f
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real CLICA AQUI

Uma parceria entre a Secretaria de Turismo de Cuiabá e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT) tem como objetivo incentivar e ampliar o número de turistas de uma das mais charmosas regiões da capital, o Distrito de Coxipó do Ouro. A iniciativa será construída visando  potencializar o turismo, ampliando a visitação, a valorização da cultura, gastronomia, e ainda potencializar a geração de emprego e renda junto à comunidade do Distrito do Coxipó do Ouro, distante cerca de 30 km de Cuiabá.

As ações foram  apresentadas pelo Sebrae à SMT na terça-feira (22), na sede da Pasta. Conforme o secretário de Turismo, Zito Adrien, o trabalho de consultoria técnica integra o Plano Municipal de Turismo da Capital. Entre as ações a serem desenvolvidas estarão a sensibilização, o diagnóstico do potencial, a formatação de ações, capacitações, a comercialização visando a prática de turismo sustentável, conforme orienta o prefeito Emanuel Pinheiro.

 
“O importante é que a comunidade absorva a ideia que irá valorizar o local, potencializar o uso sustentável da localidade, que vai refletir na economia local, ampliando a renda e o emprego. Temos a história, a gastronomia e a cultura. Ao Sebrae caberá levantar o perfil do local e sinalizar o que deverá ser feito para atrair turistas de Mato Grosso e de outros estados.  É importante para nós, não só pelo turismo, mas para a preservação da história da cuiabania.  A gestão trabalha para que o local se consolide como rota turística, para quem vai visitar Chapada dos Guimarães. Lá, nasceu a nossa Cuiabá. Temos uma rica história no Coxipó do Ouro. Posteriormente, vamos levar a ideia para os demais distritos”.

A gestora do projeto no Sebrae-MT, Marisbeth Gonçalves, explica que o projeto piloto envolve a comunidade e que pretende fortalecer o destino do Distrito do Coxipó do Ouro.

“Queremos aumentar o turismo com pessoas de fora e também os cuiabanos. Mas, primeiro vamos levantar e indicar a potencialidade do local, como está funcionando, e a partir daí, propormos a parceria e trabalhamos muito a segurança do turismo e envolvendo a comunidade para que ela se aproprie desse projeto”, disse.

Seguindo o cronograma,  entre os dias 14 a 17 de março, uma equipe técnica do Sebrae irá realizar um trabalho de campo para sondagem junto à comunidade. E no dia 23, será realizada uma palestra de abertura dos trabalhos no local.

Comentários