Conexão MT

As Notícias se Encontram Aqui!

Assembleia aprova projeto que garante exame de mama para mulheres entre 40 e 70 anos

15da6a7f11625182116d72834295d0695e66ac3acf772
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real CLICA AQUI

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Mulheres de 40 a 70 anos com histórico familiar de câncer de mama e/ou nódulos, conforme diagnóstico médico, poderão ter prioridade na realização de exames de mamografia na rede pública ou privada de saúde de Mato Grosso. É o que propõe o Projeto de Lei 1229/2019, do deputado estadual Valdir Barranco (PT), que foi aprovado, de maneira unânime, nesta quarta-feira (9), pela Assembleia Legislativa. Agora, o PL segue para a sanção do governador Mauro Mendes (União).

O parlamentar destaca que essa aprovação é muito importante para as mulheres nessa faixa etária, devido a incidência da doença ser maior, com risco ainda maior para quem tem histórico familiar da doença ou nódulos. “Hoje, toda mulher acima dos 40 anos tem direito a realizar, gratuitamente, a mamografia. No entanto, devido à grande procura pelo exame, as mais suscetíveis são as da faixa etária de 40 a 70 anos, que acabam por ter de aguardar na fila para realizar o procedimento. Com esta prioridade, a taxa de mortalidade, nesses casos, pode ser reduzida em até 30%”, salientou.

Aprovado em Plenário, o texto também prevê que o mesmo seja aplicado às mulheres que precisam de avaliações periódicas na mama, às que realizam tratamento oncológico mamário e às que necessitam de urgência do exame por determinação médica.

Mamografia – Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama ainda é o segundo tipo mais frequente no mundo inteiro e o mais comum entre as mulheres. A mamografia é fundamental na prevenção, pois ajuda a detectar a doença ainda na fase inicial para que seja possível iniciar o tratamento o mais cedo possível, o que aumenta as chances de cura.

Comentários