Conexão MT

Notícias de Mato Grosso e do Mundo

Associação cultural vai atender mais de 10 bairros, após tratativas de Max Russi

83a0f3c48556f506e369b0c698a55211624371ba4f7bc
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real CLICA AQUI

Foto:
FABLICIO RODRIGUES / ALMT

A Escola Estadual General José de Machado Neves, localizada na Cohab Nova, em Cuiabá, será a nova sede da Associação Cultural Em Cena Escola de Artes. A assinatura do termo de concessão, que foi oficializada na segunda-feira (28), no Palácio Paiaguás e teve a participação do governador Mauro Mendes (DEM), foi articulada pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB). A intenção é oferecer aulas gratuitas de música, literatura, teatro, além de uma biblioteca comunitária, às famílias de mais 10 bairros da região.

O documento foi assinado pelo secretário de Gestão e Planejamento Estratégico, Basílio Bezerra. Para o ator e palhaço Ilson Oliveira, fundador da associação e que atua ensinando arte circense gratuitamente desde 1993, a nova medida foi uma conquista de via dupla, tanto para a atuação da cia de cultura, quanto para os moradores das comunidades, que serão contemplados. 

“Quero agradecer ao deputado Max Russi e ao governador Mauro Mendes, que abraçaram a nossa causa, que entenderem a nossa necessidade, não só a nossa necessidade, mas a necessidade da nossa comunidade e nos presentear com a concessão desse espaço, onde estaremos atendendo a todos de maneira geral”, assegurou Ilson.

A vice-presidente da Cohab Nova, Marizete Aparecida, que já organiza atividades sociais para o novo espaço, acredita que, com o início das atividades, previsto para maio deste ano, o bairro passará por uma verdadeira transformação. Ela revela que a escola havia se transformado em um ponto de violência, uso de entorpecentes e abrigo para criminosos, no entanto não esconde o otimismo. 

“Um ouro muito valioso que a nossa comunidade vai receber. Isso é identificar a escola como algo construtivo, é trazer a comunidade para ter acesso a cultura e assim mudar a realidade que todos nós vivemos, tanto no bairro, quanto nas proximidades”, comemora.    

 A Associação Cultural Em Cena Escola de Artes de Cuiabá é considerada um espaço de conhecimento, assimilação e recriação de manifestações artísticas e busca celebrar a riqueza da cultura regional e nacional, na importância da sua diversidade. Tem como foco a pesquisa e reelaboração da cultura popular brasileira. 

A Em Cena Escola de Artes já foi premiada como Ponto de Cultura “EM CENA”, Escola de Palhaços pela Rede de Pontos de Cultura do Ministério da Cultura e Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, entre 2017 e 2018.

O deputado Max Russi se considera entusiasta de projetos, que aliam social e cultura. Ele foi autor do Projeto de lei nº 302/2021, que tramita na Assembleia Legislativa e proíbe a exigência de apresentação de Certidão Negativa de Débito (CND) com municípios, estado e governo federal, para acesso a recursos de editais e prêmios do setor cultural. 

“São ações como essa, que transformam a realidade de muitos meios, pois oferecem acesso à cultura, em paralelo com as ações sociais, transformando comunidades, que muitas vezes são dominadas pela violência, pela fala de acesso à educação. Precisamos fortalecer, cada vez mais, medias como essa e como parlamentar, sempre estarei buscando esses encaminhamentos”, garantiu.  

Comentários