Conexão MT

Notícias de Mato Grosso e do Mundo

Comissão aprova projeto que garante assistentes sociais e psicólogos na rede pública de ensino de MT

0948d9bf77321a9e0b3927c3e09f78fc62435b30ad1fb
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real CLICA AQUI

Foto:
ANGELO VARELA / ALMT

Foto:
ANGELO VARELA / ALMT

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta terça-feira (29), a primeira reunião ordinária desta sessão legislativa. Os deputados Sebastião Rezende (PSC), Thiago Silva (MDB), Dr. João (MDB), Gilberto Cattani (PL) e Valdir Barranco (PT) aprovaram 22 projetos de lei e 14 projetos de resolução.

Entre os proposições aprovadas está o Projeto de Lei n° 1.014/2020, de autoria do deputado Paulo Araújo (PP), que cria o programa de inserção de assistentes sociais e psicólogos nas unidades da rede pública de ensino de Mato Grosso. A matéria, aprovada pelo plenário em primeira votação em dezembro de 2021, fazia referência apenas aos profissionais do Serviço Social quando entrou em tramitação. No entanto, o substitutivo integral apresentado em fevereiro deste ano incluiu os psicólogos.

De acordo com a justificativa do projeto, o atendimento por profissionais especializados permite apoiar e orientar os alunos e suas famílias, em busca de melhores alternativas para o sucesso no processo de aprendizagem e de integração escolar.

Escola sem censura – O Projeto de Lei n° 1.242/2019, de autoria do deputado Valdir Barranco, foi citado pelos parlamentares e deve ser colocado em discussão na próxima reunião ordinária. Ele cria o programa “Escola sem censura”, que tem como objetivo garantir salas de aula livres e democráticas, em que se respeite o pluralismo de ideias e a livre expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação.

Segundo o proponente, a iniciativa é uma forma de combate à ofensiva autoritária observada no Brasil, em especial nos últimos anos, em que educadores têm sido ameaçados por tentar ensinar o respeito e a diversidade de pensamento, sendo, por isso, acusados de doutrinação.

 

Confira a lista dos projetos de lei que tiveram parecer aprovado pela Comissão:

PL 636/2019 – Altera a lei nº 10.739/2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade de apresentação de atestado médico oftalmológico para matrícula de alunos do ensino fundamental em escolas públicas de Mato Grosso.

PL 994/2019 – Dispõe sobre a adesão da Educação Inclusiva na Rede Pública de ensino de Mato Grosso.

PL 1.285/2019 – Institui a Política Estadual de Incentivo à prática profissional de esportes eletrônicos e dá outras providências.

PL 1.014/2020 – Cria o programa de inserção do assistente social e psicólogos nas unidades da rede pública educacional de Mato Grosso.

PL 1.030/2020 – Dá-se o nome de “Carlos Eduardo Haddad – Tuba” ao futuro Autódromo Internacional que será construído no município de Cuiabá/MT.

PL 1.035/2020 – Dispõe sobre a contratação de jovens em projetos e eventos esportivos e culturais realizados no âmbito do Estado de Mato Grosso.

PL 412/2021 – Institui nas escolas da Rede Estadual de Ensino o Programa “Estudante Frequente”, com intuito de combater a evasão escolar e resguardar a integridade dos alunos.

PL 850/2021 – Obriga as unidades escolares públicas e privadas, no âmbito do Estado de Mato Grosso, a disponibilizar assentos em locais determinados aos alunos com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH, e dá outras providências.

PL 895/2021 – Institui o Programa Estadual de Proteção e Promoção dos Mestres e Mestras da Cultura Popular de Mato Grosso.

PL 984/2021 – Estabelece parâmetro mínimo de repasse financeiro do Estado para as organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, quando da assinatura de convênio com essas instituições para o recebimento, por elas, de alunos cuja deficiência não permita sua inclusão nas salas de aula do ensino regular.

PL 1.029/2021 – Denomina Renê Barbour a Escola Estadual Nova Maracanã de Barra do Bugres – MT. 

PL 1.067/2021 – Dispõe sobre a inclusão no calendário oficial de eventos de Mato Grosso da Minimaratona da Independência, que ocorre anualmente em Guiratinga.

PL 1.126/2021 – Dispõe sobre a criação do CEP Digital para as propriedades rurais no âmbito de Mato Grosso.

PL 1.131/2021 – Propõe a concessão de bolsas de auxílio permanência a participantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do estado de Mato Grosso.

PL 1.167/2021 – Dispõe sobre a concessão de abono-FUNDEB aos profissionais da educação básica da rede estadual de ensino no ano de 2021.

PL 1.198/2021 – Assegura à estudante da rede pública de ensino, em caso de mudança de domicílio motivada por violência doméstica ou familiar, o direito de transferir-se para unidade de ensino mais próxima da nova residência, no âmbito do estado de Mato Grosso.

PL 1.204/2021 – Autoriza o Poder Executivo Estadual doar os computadores portáteis adquiridos por meio da Lei 11.327/2021 aos respectivos Professores da rede de ensino estadual da educação básica, ao Diretor Escolar, Coordenador Pedagógico, Assessor Pedagógico, Diretor e Coordenador Regional, no âmbito do Estado de Mato Grosso.

PL 1.214/2021 – Declara as religiões de matriz africanas e afro-brasileiras como patrimônio cultural imaterial do Estado de Mato Grosso.

PL 12/2022 – Dispõe sobre a aquisição de mel e seus derivados produzidos por apicultores, pela agricultura familiar, economia popular solidária e por empreendimentos familiares rurais do Estado de Mato Grosso para a sua inclusão na merenda escolar da Rede Estadual de Ensino.

PL 96/2022 – Cria o prêmio “Professor Nota Dez”, para os educadores do ensino fundamental e médio da rede estadual, no Estado de Mato Grosso.

PL 99/2022 – Autoriza o Poder Executivo Estadual a manter a presença de Professor Mediador nas salas de aula de ensino básico regular das escolas públicas do Estado de Mato Grosso e dá outras providências.

PL 119/2022 – Dispõe sobre o Programa Colorindo a Escola na rede pública estadual de ensino no âmbito do Estado de Mato Grosso e dá outras providências.

Comentários