Conexão MT

Notícias de Mato Grosso e do Mundo

Cuiabá já possui 70% da frota de ônibus climatizada e gestão Emanuel Pinheiro entra para história ao entregar 150 veículos novos

234da6916a3c5f123c2fd2f0c450be96
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real CLICA AQUI

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), entregou na manhã desta segunda-feira (28), seis novos ônibus zero km que serão incorporados aos 144 veículos já entregues no mês de agosto do ano passado. Durante o ato de entrega realizado no Parque Tia Nair, o prefeito Emanuel Pinheiro, lembrou do feito histórico da gestão, que em um período de oito meses, entregou 150 novos veículos para o atendimento da população. Todo investimento pode ser traduzido em maior conforto e segurança aos cidadãos. Somando as entregas de novos veículos, na gestão Emanuel Pinheiro, a capital passa a contar com 70% da frota climatizada e modernizada.

Por dia, circulam em Cuiabá 360 veículos que atendem a mais de 200 mil passageiros. O prefeito de Cuiabá ainda lembrou que além de atender a população com mais conforto e dignidade, os veículos novos dão qualidade de vida aos trabalhadores do transporte público. 

“Eu me coloco no lugar dos motoristas de ônibus. Trabalhar em um ônibus sem ar-condicionado é um Deus nos acuda. Esses veículos são novinhos e climatizados. É sinal de comodidade, conforto e respeito aos trabalhadores, aos usuários, mas também às pessoas que trabalham neles.  A entrega desses 6 ônibus, em 8 meses, significa  150 veículos zero km com wi-fi, espaço para Pessoa com Deficiência (PCD), elevador. Tudo o que existe de mais moderno. Isso é um avanço extraordinário. Cuiabá será  a  única ou  uma das poucas cidades do país que disponibiliza 70% da  frota  climatizada. E até o ano que vem, serão 75%.  E até o final do nosso mandato Cuiabá será única  cidade do país com idade a média mais nova da frota e 100% climatizada”, comentou ele.

Pinheiro destacou ainda que a que a administração mantém há três anos e seis meses, o transporte público sem reajuste tarifário.

“Sem aumento da tarifa seguimos avançando. E a idade média dos veículos é de quatro anos e meio. Isso é respeito. Ainda, entregamos nove vans no Programa Buscar, para atender aos PCDs. É um motivo de orgulho e alegria. A nossa gestão administra para inclusão e justiça social. É esse modelo que queremos levar para o estado de Mato Grosso, para as 700 mil pessoas que  vivem abaixo da linha da pobreza”, disse o gestor. 

O vice-prefeito, José Roberto Stopa, destacou que a entrega dos 150 veículos entra para a história da capital. “São 150 ônibus novos em 8 meses. A gente volta ao tempo e lembra, que já houve momento em que se fazia em Cuiabá,  reforma  de ônibus e depois o gestor realizava desfile. Hoje, são veículos novinhos. Temos de lembrar dos 9 do Buscar para quem tem alguma deficiência e merece todo respeito. Isso é inédito na história  da nossa cidade.  Isso é compromisso da gestão”.

O secretário de Mobilidade, Juares Samaniego, destacou que as empresas estão cumprindo à risca as exigências descritas em contrato de concessão dos serviços. “Inicialmente, 50% da frota havia sido renovada. Agora, 52%. Até o final do ano vai para 60%, feito inédito. Creio que seja uma das melhores frotas do país”, declarou.

Participaram do evento: o vice-líder na Câmara de Cuiabá, vereador Luiz Fernando, o secretário de Governo, Luís Claudio Sodré, Leovado Sales (Ordem Pública), Ricado Lobo (Secretaria Adjunta e Relações Comunitárias (Sarc)) e  lideranças comunitárias. 

Licitação: 

A renovação é fruto do processo licitatório realizado pela gestão Emanuel Pinheiro, com o intuito de promover a modernização, gerando mais segurança e conforto aos mais de 200 mil usuários atendidos pelos mais de 350 veículos em funcionamento na Capital. A concorrência pública foi dividida em quatro lotes, vencidos pelas empresas: Integração Transporte LTDA; Caribus Transportes e Serviços LTDA; Rápido Cuiabá Transporte Urbano LTDA e Viação Paraense LTDA. 

 

Comentários