Conexão MT

As Notícias se Encontram Aqui!

O sintoma que se manifesta no rosto e que pode indicar doença autoimune

O sintoma que se manifesta no rosto e que pode indicar doença autoimune
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real CLICA AQUI

Se há momentos em que o doente não sente praticamente nada, em outros as dores são intoleráveis. A artrite reumatoide é uma doença inflamatória que afeta as articulações, sobretudo das mãos e pés, e que faz com que o sistema imunológico ataque os tecidos saudáveis do próprio corpo. Mas, por vezes, os sintomas manifestam-se em outros  locais do corpo, incluindo no rosto.


Os doentes, geralmente mulheres na casa dos 30 e dos 40 anos, podem desenvolver síndrome do olho seco. Trata-se de uma condição em que a lágrima perde a capacidade de adequadamente lubrificar a superfície do olho e, além de reduzir a qualidade de vida dos doentes, aumenta o risco de infecções e lesões da superfície do olho.

A artrite reumatoide pode causar uma série de complicações, como a síndrome do canal cárpico, que ocorre quando o aumento de pressão dentro do canal cárpico (onde o nervo mediano e nove tendões passam do antebraço para a mão) causa compressão do nervo, que é bastante sensível. Os sintomas são dor, dormência e formigueiro ou a combinação dos três numa ou nas duas mãos. Manifestam-se habitualmente à noite, mas podem surgir ao dirigir, por exemplo. Os doentes podem até deixar cair os objetos da mão. 

Quem sofre de artrite reumatoide pode também sentir dores no peito, cansaço, falta de energia, temperatura elevada, suor, perda de apetite e de peso. A inflamação generalizada, danos articulares, doenças cardiovasculares e mielopatia cervical são ainda possíveis consequências. 

Comentários