Conexão MT

As Notícias se Encontram Aqui!

Pleno emite parecer favorável à aprovação das contas de governo de quatro municípios

09812a786528589adf5229e2507443c7
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real CLICA AQUI

Tony Ribeiro/TCE-MT

Por unanimidade, o Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) emitiu parecer prévio favorável à aprovação das contas anuais de governo de Novo São Joaquim, Santa Cruz do Xingu, São José do Rio Claro e Tapurah, referentes ao exercício de 2020.

Sob relatoria do conselheiro Sérgio Ricardo, os processos foram apreciados durante a sessão ordinária remota desta terça-feira (8). 

Na ocasião, o relator destacou o cumprimento dos percentuais constitucionais e legais referentes à administração fiscal e aos investimentos em saúde e educação, bem como nos repasses ao Poder Legislativo. 

A exceção diz respeito a São José do Rio Claro, uma vez que o município não aplicou o limite mínimo constitucional na área de educação. A irregularidade gravíssima, contudo, foi atenuada em conformidade com a resolução de consulta 006/2021. 

“Entendo que a resolução deve ser aplicada no caso concreto. Notadamente, em razão da pandemia, que ocasionou a suspensão das atividades escolares presenciais, foram diminuídas as despesas necessárias ao ensino”, explicou Sérgio Ricardo. 

O conselheiro também falou sobre as inconsistências mantidas nos autos. “Concluo que, embora as gestões devam ser advertidas, as irregularidades não têm potencial capaz de provocar a emissão de parecer prévio contrário.”

Desta forma, em consonância com o posicionamento do Ministério Público de Contas (MPC), concluiu pela emissão de parecer prévio favorável à aprovação dos balanços, com emissão de recomendações aos gestores. 

Contas de Governo

 As contas anuais de governo não são julgadas pelo TCE, que avalia a gestão política dos chefes do Poder Executivo e emite um parecer prévio para auxiliar no julgamento do Poder Legislativo, responsável por aplicar eventuais sanções.

Clique aqui e confira o vídeo completo do julgamento referente à Novo São Joaquim.

Clique aqui e confira o vídeo completo do julgamento referente à Santa Cruz do Xingu.

Clique aqui e confira o vídeo completo do julgamento referente à São José do Rio Claro.

Clique aqui e confira o vídeo completo do julgamento referente à Tapurah.

 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Comentários