Conexão MT

Notícias de Mato Grosso e do Mundo

Prefeitura e IBGE alinham parceria para coleta de dados do Censo Demográfico 2022 em Cuiabá

0eb23ab460b8d4cacdec4ba6befde8ce
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real CLICA AQUI

A Prefeitura de Cuiabá e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizaram na sexta-feira (25) a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico 2022. O encontro teve como objetivo apresentar toda organização montada para o processo de coleta de dados que, seguindo um cronograma nacional, inicia-se em agosto e é finalizado em outubro deste ano.

Além disso, a reunião também foi um importante meio para que as duas instituições alinhem as medidas necessárias para o bom desenvolvimento dos trabalhos. Dessa forma, foram debatidos, por exemplo, a possibilidade de apoio da Prefeitura na logística de cobertura do território cuiabano, criação de postos de coleta, e divulgação por meio de mídias e distribuição de materiais informativos nas unidades educacionais do Município.  

“Temos o maior apreço pelo grande trabalho que o IBGE sempre faz pelo nosso país. É um trabalho transparente e muito importante para melhoria na qualidade de vida da população. O censo não é apenas uma ferramenta que conta quantos habitantes há em uma cidade. Ele ajuda a conhecer as características de cada comunidade, servindo como base para a aplicação de políticas públicas”, destacou o vice-prefeito, José Roberto Stopa.

O Censo Demográfico 2022 será a maior ação de recenseamento já organizada no país. A previsão é de que, de agosto a outubro, mais de 215 milhões de habitantes, de aproximadamente 78 milhões de moradias sejam visitadas em todos os municípios brasileiros. A operação deve contar mais de 210 mil pessoas trabalhando nas áreas de coleta de dados, supervisão, apoio técnico-administrativo e apuração dos resultados.

As equipes do IBGE trabalham seguindo protocolos sanitários de segurança contra a Covid-19, com o uso de máscara, higienização das mãos e equipamentos com álcool em gel e distanciamento social. Os recenseadores estarão sempre uniformizados, com boné e colete azuis com a logomarca do IBGE. No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador.

“A gestão Emanuel Pinheiro está sempre à disposição para ajudar no que for preciso. Pedimos aos representantes do IBGE que nos oficialize todas as demandas que precisam do apoio da Prefeitura de Cuiabá. A partir do momento que estivermos com esse documento em mão, vamos ver como cada secretaria pode contribuir e fazer o possível para atender as necessidades”, explicou o secretário de Governo, Luis Claudio.

O CENSO

O Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. Além disso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar, com eficácia, ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro.

Retratar o Brasil que está entrando numa nova década é um desafio para o IBGE. Qual é o tamanho da população brasileira? Em que condições vive? Como se distribui no Território Nacional? Qual é o nível de escolaridade de nossas crianças e jovens? Quais as condições de emprego e renda da população? Estas e muitas outras perguntas serão respondidas pelo Censo Demográfico que o IBGE realizará em 2022.

“Cuiabá é a capital do estado e é onde temos o maior volume de população, por isso merece uma atenção especial na operação censitária. Por isso, faço muita questão de participar dessa reunião e pedir o tradicional apoio da Prefeitura. Recentemente fizemos o teste no Distrito do Sucuri, onde tivemos a oportunidade de divulgar o que é o censo para uma pequena parte da população”, finalizou a chefe da unidade do IBGE em Mato Grosso, Millane Chaves.

Também participaram da primeira reunião de planejamento os secretários de Comunicação, Fausto Olini, de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, e a secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar. 

**Com informações da assessoria do IBGE

Comentários