Conexão MT

As Notícias se Encontram Aqui!

Ucrânia diz que perdeu contato com instalações de Tchernóbil

Ucrânia diz que perdeu contato com instalações de Tchernóbil
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real CLICA AQUI

SÃO PAULO, SP – A Ucrânia avisou o órgão de vigilância nuclear da ONU nesta quinta-feira (10) que perdeu o contato com as instalações de resíduos radioativos em Tchernóbil. O local está atualmente sob controle de tropas russas, que tomaram a usina nuclear da região ainda no início da invasão do país.

“A Ucrânia informou à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que perdeu todas as comunicações com a Usina Nuclear de Tchernóbil, um dia depois que o local controlado pela Rússia perdeu as fontes externas de energia”, comunicou o órgão ligado às Nações Unidas.

Anteriormente, segundo as autoridades ucranianas, o contato ainda era possível por meio de emails. Mais de 200 técnicos e guardas estão presos no local e trabalham há 13 dias sob vigilância russa.

Na quinta, a operadora ucraniana informou que o fornecimento de energia para a usina estava completamente cortado, o que poderia afetar os equipamentos de segurança da estrutura. “Não há possibilidade de restabelecer as linhas”, declarou a agência local na ocasião.

Mais tarde, a ONU tentou diminuir as tensões e disse que o apagão “não tem grande impacto sobre a segurança” do local. Tchernóbil foi, em 1986, palco de um dos maiores acidentes nucleares do planeta e fez com que milhares de pessoas tivessem que abandonar suas casas para fugir dos enormes índices de radiação.

Comentários