Conexão MT

Notícias de Mato Grosso e do Mundo

Detran-MT realiza diversas ações de sensibilização no Estado para redução de acidentes

Pit Stop educativo em Cuiabá
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real CLICA AQUI

Ao longo desta semana, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), por meio da Gerência de Ações Educativas, realizou diversas ações educativas com funcionários de empresa de transporte de cargas, revendedora de veículos, estudantes do ensino médio, universitários e também em bares e avenidas de Cuiabá buscando uma reflexão dos cidadãos e condutores sobre atitudes mais seguras no trânsito. As ações integram a programação da campanha Maio Amarelo em Mato Grosso.

“Foi uma semana muito produtiva para a campanha. Realizamos 12 ações contemplando 1.400 atendimentos diretos. Este ano retomamos as ações presenciais com integração das demais instituições, o que contribuiu para ações externas de forma coesa e eficaz. As palestras também foram muito expressivas a todos os seguimentos, que ficaram satisfeitos com o resultado”, ressaltou a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Gresiella Almeida.

Na palestra ofertada a cerca de 250 alunos do ensino médio da Escola Sesi Porto, em Cuiabá, foram repassadas informações sobre legislação de trânsito e orientações aos jovens sobre comportamentos mais seguro no trânsito, como o uso do cinto de segurança, atravessar a via na faixa de pedestre, uso de capacete apropriado ao pedalar, entre outras orientações.

“Ano que vem vou começar a fazer aulas para tirar minha habilitação e achei interessante já termos uma noção do que é trânsito, legislações, para sabermos o que é certo, o que é errado e andar de forma correta e sem causar mais acidentes”, relatou a estudante do 3º ano do ensino médio, Juliana Winck, sobre a palestra educativa.

Também foram realizadas blitzes educativas (pit stop) em duas das principais avenidas de grande fluxo em Cuiabá – avenida Historiador Rubens de Mendonça e Getúlio Vargas. As ações foram realizadas de forma integrada entre o Detran, Secretaria de Segurança Pública, por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob). Foram abordados os condutores de veículos, motociclistas, pedestres para a sensibilização da temática segurança viária, foco da campanha Maio Amarelo 2022.

Na quarta-feira (11), o tema álcool e direção foi abordado com 200 universitários da Faculdade de Tecnologia Senai (Fatec). Na dinâmica realizada pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, os acadêmicos puderam conhecer e realizar o teste com etilômetro. Além disso, puderam entender melhor sobre os efeitos que o álcool pode causar no organismo, principalmente quando associado a direção veicular.

Em sua palestra, a psicóloga Flávia Brum, da gerência de prevenção ao uso de drogas da Sesp-MT, explicou sobre os prejuízos que a ingestão de bebida alcoólica causa no organismo e principalmente quando associada a direção. “A ingestão da bebida alcoolica é capaz de alterar os reflexos, pode causar perda da memória e outros prejuízos imensos a saúde”, falou.

Na quinta-feira (12) foram realizadas palestras educativas na empresa de transporte Carvalima, no grupo Votorantim e para colaboradores da Universidade de Várzea Grande (Univag). Foram abordados temas como condições adversas ao condutor, bebida e direção, legislação e atitudes mais seguras no trânsito.

Interior do Estado

As ações do Maio Amarelo também estão sendo realizadas em municípios do interior do Estado. Em Sorriso, a 37ª Ciretran realizou, no dia 11 de maio, uma palestra educativa para 12 colaboradores de uma revendedora de motocicletas da cidade.

Conforme o chefe da 37ª Ciretran, Edson Carlos de Carvalho, foi promovido um bate papo abordando temas como segurança no trânsito, legislação, além de tirar dúvidas das pessoas sobre trânsito.

A 20ª Ciretran de Alta Floresta em parceria com a Prefeitura local e Polícia Militar, realizou uma blitz educativa em uma das principais avenidas no centro da cidade com distribuição de panfletos e orientações aos motoristas, buscando reduzir o alto índice de acidentes de trânsito, principalmente com vítimas fatais.

Em Mirassol D’Oeste, os servidores da 26ª Ciretran e policiais militares do município receberam instrução de atualização aos servidores públicos no exercício da fiscalização de trânsito. A capacitação ocorreu na Câmara Municipal de Mirassol D’Oeste.

E as ações continuam. Nesta sexta-feira (13.05), a partir das 20 horas, será realizada mais uma abordagem educativa “Amigo da Rodada” em bares de Cuiabá para sensibilizar condutores sobre os riscos do consumo de bebida alcoólica e direção. 

Campanha Maio Amarelo

Este ano a campanha mundial Maio Amarelo traz o tema “Juntos Salvamos Vidas”. O objetivo é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, para discutir o tema e reforçar a importância que todos os motoristas, pedestres, ciclistas, devem ter para um trânsito mais seguro e consequentemente a redução de acidentes.

Ao longo do mês de maio, o Detran-MT em parceria com instituições ligadas ao trânsito irá realizar diversas ações educativas chamando a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, buscando uma reflexão sobre atitudes mais seguras no trânsito.

As atividades da campanha Maio Amarelo em Mato Grosso estão sendo desenvolvidas pelo Detran-MT e demais instituições como Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá, Guarda Municipal de Várzea Grande e outras instituições que atuam no trânsito.

Confira a programação em Mato Grosso:

Dia 13/05 – 20h- Ação educativa “Amigo da Rodada” em bares de Cuiabá

Dia 16/05 – 7h -Abordagem educativa no posto Aldo com apoio do Sest Senat

Dia 17/05- 7h – Palestra educativa no grupo Petrópolis

Às 19h30 –  Pit Stop na avenida da FEB, em Várzea Grande

Dia 18/05 – 14h- Palestra educativa no grupo Mônaco, em Cuiabá

Dia 19/05 – 19h30 – Ação educativa “Amigo da Rodada” em bares de Cuiabá/ Encontro Regional de educadores do Sistema Nacional de Trânsito (Educatran – Regional Centro Oeste)

Dia 20/05 – Encontro Regional de educadores do Sistema Nacional de Trânsito (Educatran – Regional Centro Oeste)

De 23 a 27/05 – Festival de Trânsito – etapa Aricá Mirim Campo Verde – PRF

Dia 23/05 – Encontro de pedais – na Arena Pantanal, em Cuiabá, com Gabinete de Gestão Integrada da Sesp-MT e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel)

Dia 24/05 – 16h – Pit stop na avenida 15 de novembro, em Cuiabá

Dia 25/05 – Palestra educativa para alunos do ensino médio da Escola Tiradentes, em Cuiabá  

Dia 26/05 – 7h – Palestra no Centro Municipal de Educação Infantil Wilson Sodré, Várzea Grande

Dia 27/05 – Ação educativa “Amigo da Rodada” em bares de Várzea Grande

Dia 29/05 – Caminhada Maio Amarelo (a confirmar)

Dia 30/05 – 7h – Palestra para alunos do ensino fundamental da Escola Juvenilha Monteiro, em Várzea Grande

Dia 31/05 – Encerramento da campanha Maio Amarelo em Mato Grosso

Comentários