Conexão MT

As Notícias se Encontram Aqui!

MPF reúne-se com indígenas em Biguaçu (SC)

91d1f7b5-e6fe-4a46-8634-9ec26ccc9de8
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real CLICA AQUI

Objetivo é verificar demandas das comunidades e posto de saúde

Equipe do Ministério Público Federal (MPF) promoveu diligência na Terra Indígena M’Biguaçu, no município de Biguaçu, litoral de Santa Catarina, na última quinta-feira (4). A procuradora da República em Santa Catarina Analúcia Hartmann e o perito Marcos Farias reuniram-se com as comunidades e ouviram as demandas dos indígenas da etnia Guarani Mbya.

Entre as principais reivindicações estão as melhorias no atendimento à saúde e educação, além da questão demarcatória. A terra indígena M’Biguaçu, onde vivem cerca de 150 indígenas, teve demarcação de 62 hectares homologada em 2003. Já a aldeia Tekoa Porã, com cerca de cem indígenas, ocupa área que ainda está sendo estudada.

Os representantes da PR/SC conheceram as instalações do Posto de Saúde da TI M’Biguaçu, construído pelo governo federal após ajuizamento de ação civil pública pelo MPF.

Também foi constatada a precariedade da escola e do local de atendimento em saúde da comunidade Tekoa Porã. Os alunos dividem pequeno espaço de duas salas, abarrotadas de cadeiras empilhadas e outros materiais. As paredes são de bambu, sem qualquer isolamento térmico. A equipe de saúde atende em uma estrutura de madeira, sem vedação ou isolamento térmico.

O resultado das diligências irá embasar futuras ações do MPF no atendimento das reivindicações indígenas.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em SC
Atendimento ao público: (48) 2107-6100 e 2107-2410
Atendimento à imprensa: (48) 2107-2466, 2107-2480 e 2107-2474
E-mail: prsc-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/sc
Twitter: @MPF_SC

Comentários