Conexão MT

As Notícias se Encontram Aqui!

Vídeo mostra olhar de povos tradicionais sobre plataforma que busca dar visibilidade a seus territórios

ce0564b9-ba8c-4219-8bcf-e0434cdfc10d
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real CLICA AQUI

Produção é uma iniciativa do Projeto Territórios Vivos e pode ser conferida no Canal MPF, no YouTube


Arte: Projeto Territórios Vivos

Está disponível, no Canal MPF, no YouTube, um vídeo que busca explicar o que é e quais são os objetivos da Plataforma de Territórios Tradicionais, na perspectiva de lideranças de povos e comunidades tradicionais de todo o país. A produção audiovisual é uma iniciativa do Projeto Territórios Vivos, parceria entre Ministério Público Federal (MPF), Rede de Povos e Comunidades Tradicionais (Rede PCTs), Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT) e Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

Com 11 minutos de duração, o vídeo traz relatos de representantes de diferentes povos tradicionais sobre o significado de território para cada segmento e suas expectativas em relação à ferramenta tecnológica desenvolvida para reunir informações sobre as comunidades. Os depoimentos abordam, ainda, o modo de vida dessas populações e sua contribuição para a realização dos objetivos de desenvolvimento sustentável previstos na Agenda 2030 da ONU.

O vídeo foi lançado na última semana, durante o segundo módulo do programa de formação de povos e comunidades tradicionais concebido no âmbito do Projeto Territórios Vivos, com coordenação do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB). A partir de agora, pode ser visualizado também no Canal MPF, no YouTube.

O que é  A Plataforma de Territórios Tradicionais é um ambiente on-line que busca reunir e sistematizar informações georreferenciadas sobre territórios tradicionais de todo o Brasil, reconhecidos oficialmente ou não. A ferramenta tem governança própria, por meio de um conselho gestor formado por seis representantes de povos e comunidades tradicionais e um membro do MPF. Conta, ainda, com um comitê técnico de assessoramento, composto por organizações governamentais e não governamentais, o que propicia a efetiva participação social.

Territórios Vivos – Fruto de cooperação técnica entre o Brasil e a Alemanha, o Projeto Territórios Vivos visa a apoiar e consolidar a Plataforma de Territórios Tradicionais. A iniciativa inclui, entre outras atividades, visitas de campo, cursos, oficinas e articulações com entidades civis e autoridades públicas para valorizar a consulta prévia, por meio da construção coletiva de protocolos comunitários, num espaço em que as comunidades tradicionais discutam e expressem como pretendem participar de decisões que afetam seu modo de vida, inclusive, se e como desejam tornarem-se visíveis.

Veja abaixo o trailer do vídeo. A versão completa está disponível no Canal MPF, no YouTube.

Comentários