Conexão MT

As Notícias se Encontram Aqui!

Lançamento de portal assegura construção democrática do Plano Municipal de Cultura

c5e02e26b1eaa815eb852fa717ae6697
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real CLICA AQUI

A Prefeitura de Cuiabá lançou nesta quarta-feira (21) o portal para elaboração do Plano Municipal de Cultura. O trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, representa um divisor de águas na história da capital mato-grossense que, pela primeira vez em seus 303 anos, terá um instrumento efetivo de políticas públicas voltado especificamente para este setor.

O portal já está em funcionamento e pode ser acessado por todo cidadão que deseja contribuir com a construção do Plano, que irá direcionar as ações da Administração Municipal pelos próximos 10 anos. Com a disponibilização do site (cultura.cuiaba.mt.gov.br), a Secretaria pretende tornar esse processo mais moderno e inclusivo, assegurando a premissa da participação popular como preconiza a gestão Emanuel Pinheiro.

A plataforma foi desenvolvida pela própria Prefeitura de Cuiabá e possui um modelo de navegação completamente intuitivo. Nela, o cidadão pode acessar informações como agenda de debates, notícias, contatos, e ainda enviar suas propostas de acordo com cada segmento cultural. A previsão é de que o Plano esteja pronto para apreciação da Câmara Municipal de Cuiabá até fevereiro de 2023.

“A cultura é a identidade de um povo. Não há como construir uma sociedade justa, inclusiva, e forte sem que esse setor esteja incluído nas ações desenvolvidas pelo Poder Público. A cultura é importante para a sociedade, inclusive como meio de geração de emprego e renda. Então, o que a nossa gestão está fazendo é trabalhar para implementar um instrumento que irá consolidar as políticas públicas de cultura”, comentou o prefeito em exercício José Roberto Stopa.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, classificou o momento como histórico para Cuiabá. Segundo ele, o desafio a partir de agora é fazer com que a elaboração do Plano tenha ampla participação popular. Para o secretário, é fundamental que todos tenham de que o documento foi construído de forma compartilhada, passando pelo crivo de todos os segmentos culturais, da Câmara Municipal, e da sociedade em geral.

“Esse Plano é um sonho de muitos anos da classe cultural. É um sonho para todos nós cuiabanos. Precisamos pensar em cultura a longo prazo e isso só se torna efetivo quando é feito de maneira compartilhada. Então, que possamos ampliar esse debate, discutir em audiências públicas. Contamos com o apoio dos nossos servidores, do Conselho de Cultura, dos segmentos, e também dos vereadores”, finalizou Aluízio.

O ato de lançamento contou com a participação dos secretários de Governo e Comunicação, Luis Claudio, de Gestão, Ellaine Mendes, de membros do Conselho Municipal de Cultura, de entidades representativas do setor cultural de Cuiabá, e dos vereadores Mário Nadaf e Sargento Vidal.

 

Comentários