Conexão MT

As Notícias se Encontram Aqui!

TCE-MT capacita servidores do estado sobre prestação de contas no Sistema Aplic

65016d87bd0a3b1db45eb40427250817
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real CLICA AQUI

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realizou treinamento do Sistema Aplic – Prestações de Contas de Processos Licitatórios. A capacitação, destinada a servidores estaduais, foi promovida pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e foi realizada na manhã desta quinta-feira (22). 

“Trouxemos os servidores do estado que alimentam estas informações para que eles possam entender efetivamente o que é essa ferramenta. O curso visa contribuir para o melhor desempenho no uso dessa ferramenta web de envio de dados”, explicou o supervisor da Escola Superior de Contas do TCE-MT, conselheiro Waldir Teis.

Ao longo da capacitação foram apresentados os conceitos básicos; regulamentação; ferramentas necessárias; documentos e comunicados publicados; Portal de Serviços – processamento de cargas; acesso remoto ao Aplic; Cadastro Anual do Fiscalizado; cadastro de itens padronizados do Catálogo do TCE-MT; requerimento de ordenador de despesas e controlador interno na Unidade Gestora (UG); e o Sistema Radar.

A servidora do TCE-MT Giovana Frare, que ministrou a aula, explicou que a rotatividade nestas funções é grande o que demanda treinamento constante. 

“Também temos as alterações que ocorrem nos exercícios para atender as exigências das prestações de contas. O layout do Aplic não é estagnado e passa sempre por mudanças, por isso os treinamentos e orientações aos servidores designados a estas funções é de extrema importância”, disse.

Vale destacar que o curso será estendido aos responsáveis pelo envio das prestações de contas de processos licitatórios das 141 prefeituras de Mato Grosso. 

O APLIC O sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas (Aplic) foi criado para que os jurisdicionados transmitam, virtualmente, a prestação de contas ao TCE-MT. O modelo busca ampliar o controle externo e fortalecer o controle interno junto aos jurisdicionados.

 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Comentários